Cadastre-se abaixo e saia na frente. 

Você vai receber um conteúdo gratúito para correr com seguraça e eficiência.

Não gaste dinheiro à toa com acessório de corrida!

Equipe Fit Run      quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

Um setor da indústria têxtil que se encontra em destaque é o de vestuário esportivo, que cada vez mais possui investimentos em estudos e pesquisas para o desenvolvimento de tecnologia que garanta um maior conforto aos usuários e funcionalidade ao produto.

 

Opções não faltam e é bem compreensivo você ter dúvidas e, às vezes, se deixar levar pela empolgação.

 

Todo corredor, independente do objetivo, antes de usar o cartão de crédito, para não haver despesas desnecessárias, é importante saber, junto com o seu treinador, quais acessórios serão úteis para aquele período de treinamento e quais recursos estão disponíveis e que poderão ajudar na sua evolução.

 

Hoje vamos falar da meia de compressão.

 

 

A meia de compressão é uma vestimenta que aplica pressão mecânica sobre a superfície corporal por meio da compressão e estabilização dos tecidos subjacentes.

 

Tal pressão depende primeiramente de propriedades mecânicas deste tipo de tecido, as quais derivam do material de confecção e do ajuste às dimensões corporais.

 

A elasticidade, propriedade mecânica de determinados materiais de sofrer deformações reversíveis, é determinante para a manutenção da pressão exercida pela meia de compressão, tanto durante a sua utilização ,quanto no intervalo entre as sessões de uso. Ou seja, o material precisa ser de qualidade!

 

Entretanto, você já se perguntou se realmente ela funciona? Será que essa pressão, vai melhorar o meu desempenho físico?

 

Como próprio nome já diz, elas geram uma compressão e foram criadas para ajudar a reduzir a sensação de cansaço e peso nas pernas após provas e treinos longos.

 

As meias têm a função de barreira elástica para os músculos da panturrilha, comprimindo a musculatura e melhorando o retorno venoso, que aumenta o fluxo sanguíneo na região. Por conta disso, há uma maior oxigenação e remoção de lactato, responsável pela regeneração mais rápida da área afetada.

 

Para saber se o modelo que você está pesquisando é bom, você deve levar em consideração o tamanho. Desconfie da eficácia vendida pela marca quando ela não oferece vários tamanhos. Ele deve comprimir a perna, pense na variedade de panturrilhas que existem por aí pra ela vender só tamanho único.

 

Embora varie de produto para produto, seguidas todas as recomendações de uso e conservação do fabricante, as meias têm sua compressão garantida de quatro a seis meses, e devem apresentar, no mínimo, 18% de elastano. Acima de 22%, segundo os médicos, pode dificultar a circulação sanguínea e prejudicar o praticante.

 

Outro ponto a avaliar, que contribui para o lado “negativo” é o calor que ela pode proporcionar. As meias costumam ser até a altura do joelho e isso pode gerar mais calor e desconforto.

 

Apesar do uso difundido entre os corredores de rua, sempre com o objetivo de melhorar o desempenho físico, não encontramos na literatura atual grandes ensaios clínicos ou revisões sistemáticas que tenham verificado de forma consistente os efeitos positivos do uso da meia de compressão durante o exercício/esporte.

 

Com as informações acima eu penso que não é um item tão imprescindível assim.

 

 

Por isso, não gaste dinheiro à toa!

 

Ah, mas você pode me dizer: ela ajuda acelerar a minha recuperação. OK isso é ótimo. Entretanto, como treinadora, eu te pergunto: Acelerar pra quê?

 

Se o seu corpo, suas pernas, amanheceram com dores musculares, veja isso como um bom sinal. Pode ser resposta a adaptação ao exercício e você precisa descansar, ou ainda, treino em excesso que precisa ser verificado.

 

O que queremos enfatizar nesse texto, não é a eficácia ou não do produto, pois isso ainda é controverso e muito menos julgar quem usa ou deixa de usar. Queremos que você reflita com relação a necessidade do acessório e ao seu objetivo em relação a corrida. Será que realmente é necessário para você?  


 

VEJA TAMBÉM:

Não cometa este erro com a sua estratégia de corrida de rua. Cuide bem deles.

Da caminhada à corrida: saiba como potencializar o exercício e evoluir no seu treino diário.

Prepare-se para correr 21km

 

Correr é uma atividade natural do ser humano. Ter clareza nos seus objetivos e consciência corporal, irão ajudar o praticante a se livrar das lesões. Isso se aprende treinando. Treinar corrida é diferente de sair correndo. Ter orientação e um planejamento estratégico, irão minimizar as chances de frustrações. É pra isso que estamos aqui! 😉 Treinos personalizados para todas as distâncias #5km #10km #10MilhasGaroto #21km #Emagrecimento Vem! www.fitrunassessoria.com


REFERÊNCIAS

 

DOS REIS, Jessyca Valadares Cavalcante; MOTA, Marcio Rabelo. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA CALÇA ELASTICA DE COMPRESSÃO NO DESEMPENHO NEUROMUSCULAR E METABOLICO. Programa de Iniciação Científica-PIC/UniCEUB-Relatórios de Pesquisa, n. 1, 2018.

 

SANCHES, Regina Aparecida et al. Tecnologia aplicada nos artigos de vestuário destinados à prática de esportes. 2010.

 

Comentários