Cadastre-se abaixo e saia na frente. 

Você vai receber um conteúdo gratúito para correr com seguraça e eficiência.

Final de semana com prova de corrida? Nós vamos te ajudar!

Equipe Fit Run      quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Quer se inscrever em uma corrida de rua de 5km, 10km, 21km ou 42km? A FIT RUN te ajuda.

 

 

Para quem vai correr uma prova de corrida, não importa a distância, o dia anterior costuma ser de ansiedade. No entanto, para que a prova seja boa, é preciso conter essa sensação e se planejar.

 

 

Quer se sair bem na corrida? Então, não cometa os erros mais comuns entre os corredores de rua.

 

1-    Não fazer um aquecimento adequado

 

O aquecimento vai deixar o organismo mais preparado para o ritmo a ser imposto durante a prova. Podemos dividir o aquecimento em duas partes, a primeira, chamada de geral tem como objetivo tirar o organismo do estado de repouso e é composta por exercício de baixa intensidade.

 

A segunda, chamada de específica tem como objetivo preparar o organismo para o exercício específico, no nosso caso a corrida com uma certo ritmo e neste ponto é importante fazer corridas curtas com intensidades variadas até chegar bem próxima a do ritmo de prova treinado.

 

2-    Começar com um ritmo muito forte

 

Não se empolgue na largada. Mesmo com um aquecimento, fisiologicamente perfeito, o organismo não irá suportar por muito tempo um começo de prova muito forte, pois ele ainda não se adaptou totalmente ao novo estado de estresse imposto pela prova. Neste caso, recomendo que aumente gradativamente o ritmo de prova, por exemplo, de 5 em 5 minutos ou de 10 a 15 minutos até chegar em um ritmo (médio) proposto.

 

3-    Determinar um ritmo de prova mais alto do que você treina

 

Muitos querem dar o seu máximo em dia de prova, a final, será neste dia em que vamos ver o quantos melhoras em relação a prova anterior. Entretanto, não adianta exagerar, pois se você não treinou para um determinado ritmo, não é no dia e na prova que você vai tentar impor.  Isso pode te levar a fadiga e posteriormente ao fim de prova precoce.


 

4-    Correr em zigue-zague ou costurando

 

Além de ser uma postura inadequada nas provas só vai te trazer um gasto de energia excessivo. Quem corre ssim, tem o risco de trombar com outro corredor, podendo machucar você e ele e ainda, o risco de tropeçar nos olhos de gato, que é extremamente perigoso.

 

5-    Quando pegar água e como tomar água

 

Não ignore os postos de hidratação! Mesmo se você não estiver com sede, beba um golinho de água em cada posto. Ao pegar água e ao tomá-la, existe todo um procedimento para que você não altere muito seu ritmo de prova. Para algumas pessoas, o ideal é que você diminua a intensidade alguns metros antes do posto de água e que mantenha com uma velocidade reduzida até ao final de tomar a água e aí sim, ir voltando para seu ritmo de prova.  Os mais experientes, conseguem manter mesmo o ritmo. Não beba tudo em uma golada só. Faça um pequeno furo (em copos) e hidrate-se sem desespero..rss


 

Veja também

 

Correr pra quê?

Como melhorar a passada na corrida de rua e ficar longe das lesões.

Como manter a corrida de rua e não sofrer com a produção de radicais livres?

 

Comentários